top of page

Quociente Emocional - Passos para a Liberdade e Vida.

Vamos lá... Galeraa!! Tudo certo com vocês?! Desejo imensamente que sim! E se ainda tem algo para encaixar para ficar legal de verdade, nós vamos pouco a pouco colocando tudo no seu devido eixo...

Isso mesmo no devido lugar, nada é tão bom que não pode ser melhorado não é mesmo?! Hoje nós vamos falar de "Quociente Emocional" - falamos em nosso post anterior em QI (Quociente de Inteligência) onde medimos as nossas capacidades cognitivas, ou seja, as habilidades que temos de aprendizados de diversas coisas... Por outro lado, mais importante que as suas capacidade de inteligência, nossas habilidades emocionais são tão importantes quanto respirar! Verdade...

Vejam nos últimos anos em uma avaliação da Forbes por exemplo, nem sempre pessoas com QI tipo "Bill Gates" estavam no topo da lista e sim pessoas comuns que tinham em si a arte de conquistar, de dominar aquilo que faziam com excelência em seus negócios. Todos nós sabemos que para atingir nossas metas, etapas prazerosas de sucesso, alcançarmos crescimento em nossas carreiras, nós precisamos estar conectados direta e indiretamente com inúmeros tipos de pessoas. E como validar, se posicionar, como se comportar e ainda assim lidar com inúmeros tipos de pensamentos, emoções, desejos, indiferenças, alegrias, sentimentos mil... Afinal somos todos diferentes!!

E ainda obter sucesso, desempenho positivos nas tarefas, na carreira, aquela transformação prazerosa que tanto aguardamos em nossas vidas...


Pois é, segundo psicólogo Daniel Goleman o indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade. E é a capacidade de se automotivar e seguir em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões. Superar obstáculos, aquelas etapas mau posicionadas em nossas vidas, que precisam de novas etapas, precisam ser superadas. Segundo Daniel, a inteligência emocional pode ser subdivida em cinco habilidades específicas:


  • Autoconhecimento emocional; Capacidade de reconhecer as próprias emoções e sentimentos. A ausência desta habilidade de reconhecer os sentimentos nos deixa à mercê das emoções. Pessoas com esta habilidade são melhores “pilotos” das suas vidas.

  • Controle emocional; Habilidade de lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida. Tendo consciência das emoções negativas que nos bloqueiam, podemos nos libertar delas por meio de um processo dirigido pela razão. Se estamos tristes, podemos escolher pensar de maneira otimista, da mesma forma que um passeio pode nos acalmar quando estamos furiosos. Porém, se não conseguimos reconhecer as emoções que estamos vivendo, dificilmente poderemos fazer algo a respeito delas.

  • Automotivação; Trata-se da capacidade de dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal. Se nos deixarmos levar pela ansiedade e pelos aborrecimentos, dificilmente conseguiremos nos concentrar na tarefa que estamos realizando. Por outro lado, se estivermos motivados, encontraremos prazer no trabalho e não perderemos a calma durante o período de espera pela gratificação.

  • Empatia; Diz respeito à habilidade de reconhecer emoções no outro e ter empatia de sentimentos. Empatia é outra habilidade que constrói o autoconhecimento emocional. Ela permite às pessoas reconhecerem necessidades e desejos nos outros, permitindo-lhes a construção de relacionamentos mais eficazes.

  • Desenvolver relacionamentos interpessoais (habilidades sociais). Habilidade de interação com outros indivíduos, utilizando competências sociais. O relacionamento é, em grande parte, a habilidade de gerir sentimentos de outros. É a base de sustentação da popularidade, da liderança e da eficiência interpessoal. Pessoas com esta capacidade são mais eficazes em tudo o que diz respeito às interações interpessoais.

E o "controle" dessas emoções e sentimentos, utilizados com o intuito de conseguir atingir algum objetivo, atualmente, pode ser considerado com um dos principais trunfos para o sucesso pessoal e profissional. Por exemplo, uma pessoa que consegue se concentrar no trabalho e finalizar todas as suas tarefas e obrigações, mesmo se sentido triste, ansiosa ou aborrecida. A inteligência emocional, para grande parte dos estudiosos do comportamento humano, pode ser considerada mais importante do que a inteligência mental (o conhecido QI), para alcançar a satisfação em termos gerais.


As características que compõem a inteligência emocional são uma junção das inteligências Interpessoais e Intrapessoais, presentes na chamada "Teoria das Inteligências Múltiplas", desenvolvida pelo psicólogo americano Howard Gardner.


Bom, muito legal e muito técnico tudo isso... Não é mesmo?! Aposto que todos vocês devem estar pensando como isso vai me ajudar no meu dia a dia?! E aí o que adianta eu realizar minhas funções em meu emprego, ficar calado o dia todo, ou pior ainda fingir que está tudo bem e quando chegar em casa a noite, estou acabado (a), sem vontade de nada! É aí que entra a inteligência, é aí nestes pensamentos de auto-analise mais profundos que conseguimos nos curar e mais precioso ainda não deixar que doenças instaurem-se em nossas mentes ou em nossas vidas. É neste exato momento que devemos desenvolver a nossa capacidade de Relacionar-se bem com as nossas Emoções e para com as Emoções Alheias, digamos quê com o Mundo!

Já ouviram falar que coach não aconselha, ele mostra o caminho! Pois bem, pura e absolutamente verdade. Digamos que todos ou pelo menos a maioria desenvolveu-se diante dos seus piores e das mais altas fases de pesares e conseguiram, saíram ilesos, deram a volta por cima e de repente tudo ficou tão simples, como dois e dois são quatro! Costumo dizer a algumas pessoas, clientes, "Que o que eles desejam depende muito mais deles mesmos do que de Deus e ainda indago: _ Concordam?!" _Logo aquelas caras... algumas desaprovação, os mais religiosos na ora já soltam... _ Que isso nada acontece sem que Deus queira! Ops... eu o interrompo.

_ Deus quer o melhor por você! Você é sua maior preciosidade, ele te quer tão bem que te deu esse mundo lindo e abençoado, perfeito, divino! Ele te ama tanto que ele não te colocou aqui para sofrer, ele te deu a sua vida para você guiar-se esplendidamente com muita felicidade, com muita saúde, com muita energia, com muita abundância, com muita prosperidade. Então, Deus já fez a parte dele com excelência agora é a sua vez não o decepcione! Mostre-o que você é sua melhor criação o que nós iremos melhorar para que você se satisfaça por completo?! Aí eles ficam me olhando com aquelas caras... Tem verdades nessas palavras que ela me disse, ainda não muito audaciosos em enfrentar-se, mas já estão mais corajosos e um começo para um diálogo aberto.


Aos menos religiosos para aqueles que não acreditam em Deus, após a indagação, logo recebo aquele ar de superioridade e frases tais como: _ Pronto! Não vamos começar a falar de religião nem da Bíblia né?! Eu... Ops! _ Claro que não, nós vamos falar de você! Eu quero saber de você o que podemos melhorar nesse mundão de meu Deus! Passamos aos assuntos mais técnicos e adotamos palavras, tais como "Neurociência", por exemplo. E logo eles ganham mais confiança e que o apoio cientifico que eles precisam acabou de chegar... Trocando em miúdos o que eu preciso fazer é mostrar o caminho de que a sua auto realização, o desenvolvimento emocional do meu cliente precisa ser trabalhado, que a maior parte das suas desilusões, fatalidades, erros e acima de tudo as insatisfações deles são somente decisões equivocadas tomadas por eles mesmos! Claro, neste meio aí tem muita coisa para expor perante as decisões, mais que se trabalhadas podem ser corrigidas e totalmente liberadas com muito mais eficiência para um futuro melhor.


Neste momento em específico começamos a ter mais intimidade e os assuntos se manisfestam de forma voluntária e as nossas ações de como melhorar, corrigir, mudar começam a entrar em ação! Queridos e Queridas mudar pode doer, mais te garanto que não dói nenhum terço do que um arrependimento de uma vida, do que uma dor na alma! Aposto com você, pois eu já tive essas dores, eu sei como elas podem ser cruéis. Mais eu também sei como é possível mudar, como é prazeroso mudar, como é satisfatório realizar-se obter de volta aquela sensação de que eu posso! Eu quero assim!


Mude Radicalmente! Eu te ajudo... Tudo só depende de você. Não adianta outros quererem que você mude, não adianta eu querer que você mude para ter aquele emprego dos seus sonhos, te dar todas as dicas e você não colocar em prática! Não adianta você tentar adquirir experiência apenas com a teoria, ler este e mais 502 post, blogs, livros sobre desenvolvimento emocional mais não colocá-lo em prática... é como tentar matar a fome lendo o cardápio. A decisão de mudar deve partir de você, a busca pela mudança deve estar presente todos os dias em seu coração e mais importante ainda em sua mente! Seja a sua melhor versão...


Eu desejo à todos vocês sucesso, desenvolvimento e desejo realizados!Tenho certeza que todos vocês são capazes de realizar exatamente tudo, o que vocês quiserem.


Vivam Intensamente, Muito Amor e Vida!

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page